Sobre o IMD

É uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, sediada em São José dos Campos (SP), criada em 1º de Maio de 2013, com a finalidade de promoção da cultura.

 

A principal atividade desta associação é a formação de todos os interessados na arte da dança, criando oportunidades para o desenvolvimento técnico e artístico de talentos nas mais variadas modalidades desta lingugaem. Complementa e apoia a formação do indivíduo, pois acredita que a dança não serve apenas para entretenimento, mas colabora com a disciplina, responsabilidade, saúde mental e física, estimula a sociabilidade, possibilitando ainda conhecer culturas, lugares e costumes. Tudo isso auxilia no processo de elevação de auto estima, promovendo a inserção na sociedade pelo caminho do conhecimento.

 

Sonhamos, em um futuro próximo, estimular e capacitar novos professores e coreógrafos, facilitando o acesso aos alunos que despertarem para esta vocação, permitindo assim aumentar o legado frente à demanda da região.

 

Em tão pouco tempo, mas com muito trabalho, o IMD promoveu muitas ações na cidade. Foram quatro "Gala entre Amigos", na qual reuniu grupos e escolas de dança do estado de São Paulo para um grande encontro e celebração da dança, atingindo um público de aproximadamente 2500 pessoas, entre bailarinos e expectadores. Foram cinco workshops em sua sede, no qual atendeu aproximadamente 200 estudantes de todo o Cone Leste Paulista e ainda produziu o espetáculo "Giselle" da Cia Paulista de Dança, com o Primeiro Bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Moacir Emanoel.

 

Em 2015 promovemos a "1ª Imersão em Dança" que aconteceu em Março em nossa sede com 12 horas de dança, em 8 aulas com profissionais de renome, e a participação de 150 bailarinos inscritos. Em prol da participação dos nossos bailarinos nas finais do YAGP em NY. Nos anos de 2015 e 2016 organizamos o "Curso de Férias IMD", uma programação especial de férias, aberta a bailarinos de todo o Vale do Paraíba e Região. E para o encerramento do ano letivo de 2015 e 2016, ocorreram ainda os espetáculos "A Princesa do Sono Sem Fim" (2015), "Divertissement" (2015) e "Première" (2016). No ano de 2016 organizamos diversas ações, entre elas, algumas que viabilizaram a mudança de nossa sede. Recentemente estivemos marcando presença em grandes eventos do cenário da dança, entre eles: VKIBC,Festival Internacional de Dança de Goiás, Festival de Dança de Joinville, Bravos, Seminário Internacional de Dança de Brasilia Festival Internacional de Dança de Porto Alegre, Prêmio Internacional de Dança de São Paulo, Tanzolymp, entre outros, onde nossos bailarinos tiveram ótimo desempenho, nos mostrando que seguimos no caminho certo.

Além disso, o Instituto já tomou proporção internacional, alcançando diversas cidades como:  Nova Iorque, Orlando, Denver (EUA), Berlin (Alemanha), Lausanne (Súiça), Vancouver (Canadá),  Paris (França), Bruxelas (Bélgica), Amsterdan (Holanda), Roma (Italia).

Texto: Beatriz Fraga 

Imagem: Norma Lúcia